COMER BEM É MAIS BARATO é o mote da campanha criada pela Fundação Gulbenkian, Fundação EDP e SIC, com apoio da DECO e da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, com o objectivo de contribuir para mudar atitudes e comportamentos alimentares das famílias portuguesas.
Esta campanha foi motivada por dados que dão conta de uma progressiva deterioração dos hábitos alimentares dos portugueses, que a crise económica e social veio agravar, havendo uma relação directa entre a falta de recursos, o pouco tempo de que dispõem e a falta de informação ou de motivação para melhorarem hábitos de consumo e de confecção dos alimentos.
A campanha televisiva foi lançada a 15 de Março pela SIC, com o intuito de transmitir um conjunto de informações e conselhos que permitam a cada família fazer uma escolha alimentar mais consciente, responsável e económica. Até 10 de Abril serão apresentadas 7 refeições completas e equilibradas, do ponto de vista nutricional, pelo valor de 1€.
A campanha será ainda apresentada no terreno - uma carrinha viajará por sete cidades, parando em locais públicos escolhidos para a confecção das receitas da campanha. Nestas paragens será proposto o regresso ao tipo de cozinha tradicionalmente praticada na bacia do Mediterrâneo, com base em nutrientes como o azeite, os frutos e legumes frescos e o consumo moderado de produtos lácteos, carne e peixe. Entre os alimentos serão identificados aqueles que, pelo preço reduzido, melhor se encaixam nos orçamentos familiares carenciados.
Data | Cidade | Local |
16 Abril | Évora | Praça 1º de Maio |
30 Abril | Lisboa | Praça da Figueira |
7 Maio | Porto | Praça D. João I |
14 Maio | Coimbra | Praça da República (perto do Mercado Municipal) |
21 Maio | Viana do Castelo | Praça da República |
28 Maio | Faro | Parque da Pontinha |
4 Junho | Santarém | Largo Cândido dos Reis |
Nestas acções de proximidade está prevista ainda a distribuição gratuita de um livro com as receitas divulgadas durante a Campanha.
Apoio à divulgação: Centro Português de Fundações, Correio da Manhã e Metro.
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